Notícias

Tu Decides

Texto: Habacuque 2:4-20

Introdução: Não é interessante como nós ficamos com raiva de Deus quando Ele parece não estar prestando atenção em nós, quando ele não responde às nossas orações, não gostamos de como ele faz isto? A realidade é que é difícil de agradar.

Deus quer que nós o sigamos, Ele quer que nós confiemos nele, Ele quer que nós cresçamos mais forte nele, Mas, Deus não irá nos levar a fazer nada. Ele nos dá a oportunidade de escolher entre seguir um Deus que é um Deus eterno, um Deus pessoal, um Deus santo, e um Deus confiável, ou seguir o nosso inimigo que é rebelde, egoísta e destruidor de tudo o que é bom. Você decide.
Mateus 7:13-14 "Entrai pela porta estreita. Por larga é a porta e amplo o caminho que conduz à perdição, e muitos entram por ela. Mas estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos encontram."

Quando você realmente olhar para as coisas, verá que só há dois caminhos que podemos tomar na estrada da vida, o que leva a vida ou o caminho que leva à destruição. Deus nos mostra os benefícios e as conseqüências de nossas decisões, e, em seguida, permite-nos decidir. É como sinais de estrada, eles nos são dados para que possamos conhecer a lei e que existe potenciais perigos à frente. Você tem que decidir se vai ou não prestar atenção aos sinais. Habacuque 2:4-5

Um sinal que indica que você está na estrada que conduz à vida é ...

1. Sua fé. Fé é confiar em algo que seus sentidos não podem captar. Fé é fazer as coisas sem ser capaz de saber o resultado. Sem fé é impossível agradar a Deus, mas o oposto é verdadeiro - A recompensa por sua fé, confiança e dependência de Deus é que você vai agradá-lo.

Um sinal que indica que você está na estrada que conduz à vida é ...

2. Sua justiça. Isso significa ser correto. Jesus disse que aqueles que têm fome e sede de justiça serão saciados.

Um sinal que indica que você está na estrada que conduz à vida é ...

3. Sua humildade. Ser humilde significa abaixar-se, para perceber que você não é nada. A Bíblia nos diz que se nós nos humilharmos diante do Senhor Ele vai nos exaltar.

Um sinal que indica que você está na estrada que conduz à vida é ...

4. Seu amor pelos outros. Este é um ponto-chave somos instruídos a amar o Senhor Deus com todo coração e com toda a alma e com toda mente. Nos disse então, para amar o nosso próximo como a nós mesmos. Como podemos amar a Deus dessa forma, ao obedecer seus mandamentos e amar os outros.

Um sinal que indica que você está na estrada que conduz à vida é ...

5. Seus desejos. O que motiva você? Qual é a sua prioridade? Essas coisas vão mostrar o que é importante para você. O salmista nos diz que "Deus realiza os desejos daqueles que o temem, ele escuta o seu clamor e os salva" Salmos 145:19.
Embora possamos ver todas as bênçãos maravilhosas de seguir a Deus, nós também temos que ver as consequências de não seguir. Vamos ver em nosso texto que Deus pune o pecado. Deus não punia os babilônios pelo fato de eles serem os babilônios. Ele estava punindo-os, porque Ele é um Deus justo e Ele não pode tolerar o pecado.
Em Habacuque 2:6-19, Deus lhes dá cinco advertências. Muitas das traduções da Bíblia usam a palavra "Ai". Estes são sinais de aviso de estar na estrada que leva à destruição. Habacuque 2:6-8

Um sinal que indica que você está na estrada que leva à destruição é ...

1. Sua ganância. Deus nos adverte para não tentar ganhar as coisas em detrimento de outros. Nós podemos perder essas coisas tão rápido quanto nós ganhamos. Habacuque 2:9-11

Um sinal que indica que você está na estrada que leva à destruição é ...

2. Seu egoísmo. Deus nos adverte para não pensar apenas em nós mesmos e construir para nós mesmos. Seu egoísmo vai ser descoberto. Habacuque 2:12-14

Um sinal que indica que você está na estrada que leva à destruição é ...

3. Seu tratamento com os outros. Deus nos adverte para não tentar chegar à frente destruindo as outras pessoas. As consequências de acumular coisas na terra, (independentemente do que acontece aos outros) é que você vai receber sua recompensa aqui nesta terra. Jesus nos disse para guardar os nossos tesouros no céu. Habacuque 2:15-18

Um sinal que indica que você está na estrada que leva à destruição é ...

4. Sua orientação aos outros para fazerem o mal. Deus adverte aqueles que levam os outros ao erro; estão tentando se comportar como um Deus e Ele vai destruí-los. Habacuque 2:19

Um sinal que indica que está na estrada que leva à destruição é ...

5. Seu colocar todas as coisas antes de Deus. Você pode escolher por fazer o que bem quiser ou quem será o seu deus, mas não haverá vida nisso. A vida eterna vem somente através de Jesus Cristo.

Conclusão: Habacuque 2:20
Deus está dizendo para nós decidirmos. Ele nos deu os benefícios de seguir a ele e as consequências de não seguir. Creio que hoje, Deus está dizendo: "Cala! e realmente pense sobre o que vais decidir". Você decide.

Autor: Pr. Aldenir Araújo

Fonte: O pregador Fiel